FishDown
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Conceito] Programação

3 participantes

Ir para baixo

[Conceito] Programação Empty [Conceito] Programação

Mensagem por DiDi3R Sex 5 Ago 2011 - 1:09

Programação

O que é?

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.
Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa. Para mais informações sobre estes métodos, veja Linguagem de programação.
Software é um nome colectivo para programas de computadores e dados.
Há várias décadas se debate se a programação é mais semelhante a uma arte (Donald Knuth), a uma ciência, à matemática (Edsger Dijkstra), à engenharia (David Parnas), ou se é um campo completamente novo.



[Conceito] Programação 300px-Primoc
Pequeno programa em linguagem de programação C
que imprime na tela se o número passado a ele como
argumento é primo ou não. O código fonte está sendo
visualizado em um IDE com suporte a coloração de sintaxe
e indentação de código.




Programas ou algoritmos?

Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas atividades, definindo a sequência de atividades que devemos fazer para atingir um objetivo.
Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à excepção dos menores, visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.


Engenharia de software

A criação de um programa de computador consiste de cinco passos principais:
Reconhecer a necessidade de um programa para resolver um problema.
Planificar o programa e seleccionar as ferramentas necessárias para resolver o problema.
Escrever o programa na linguagem de programação escolhida.
Compilação: tradução do código fonte legível pelo homem em código executável pela máquina, o que é feito através de compiladores e outras ferramentas.
Testar o programa para ter a certeza de que funciona; se não, regressar ao passo 3.


Estes cinco passos são colectivamente conhecidos como engenharia de software. A programação põe ênfase nos passos 2, 3 e 4. A codificação põe ênfase no passo 3. O termo coder, por vezes usado como sinônimo para programador, pode tornar-se aviltante porque ignora as capacidades necessárias para lidar com os outros quatro passos.


História

Heron de Alexandria no século primeiro inventou teatros automatizados que usavam programação análoga para controlar os fantoches, portas, luzes e efeitos de som.
A mais antiga programadora de computadores que se conhece é Ada Lovelace, filha de Anabella e de Lord Byron (o poeta). Anabella transmitiu a Ada o seu amor à matemática, a qual, depois de conhecer Charles Babbage, traduziu e expandiu uma descrição da sua máquina analítica. Muito embora Babbage nunca tenha completado a construção de nenhuma das suas máquinas, o trabalho que ele e Ada desenvolveram sobre elas, garantiu a Ada o título de primeira programadora de computadores do mundo (veja as notas de Ada Byron sobre a máquina analítica. A linguagem de programação Ada recebeu o seu nome.
Um dos primeiros programadores que se tem notícia de ter completado todos os passos para a computação sem auxílio, incluindo a compilação e o teste, é Wallace J. Eckert. O trabalho deste homem antecede a ascensão das linguagens de computador, porque ele usou a linguagem da matemática para solucionar problemas astronômicos. No entanto, todos os ingredientes estavam lá: ele trabalhou um laboratório de computação para a Universidade de Columbia com equipamentos fornecidos pela IBM, completos com uma divisão de serviço de atendimento ao cliente, e consultores de engenharia para propósitos especiais, na cidade de Nova York, na década de 1930, usando cartões perfurados para armazenar os resultados intermediários de seus cálculos, e então formatando os cartões perfurados para controlar a impressão das respostas, igual ao trabalho para os censos décadas antes. Tinha técnicas de debug tais como códigos de cores, bases cruzadas, verificação e duplicação. Uma diferença entre Eckert e os programadores dos dias de hoje é que o exemplo do seu trabalho influenciou o projeto Manhattan. Seu trabalho foi reconhecido por astrônomos do Observatório da Universidade de Yale, Observatório da Universidade de Princeton, Observatório da Marinha dos EUA, Observatório da Faculdade Harvard, Observatório dos estudantes da Universidade da Califórnia, Observatório Ladd da Universidade de Brown e Observatório Sproul da Faculdade de Swarthmore.
Alan Turing é frequentemente encarado como o pai da ciência de computadores e, por afinidade, da programação. Ele foi responsável por ajudar na elaboração e programação de um computador destinado a quebrar o código alemão ENIGMA durante a Segunda Guerra Mundial.


Lista de linguagens

Existem várias linguagens de programação. As 20 mais populares são:

Java
C
C++
PHP
C#
Visual Basic
Python
Perl
Objective-C
JavaScript
Delphi
Ruby
PL/SQL
SAS
Pascal
Lisp/Scheme/Clojure
MATLAB
ABAP
Lua
PowerShell

Fonte : Wikipédia
DiDi3R
DiDi3R
Administrador
Administrador

Mensagens : 459
Data de inscrição : 28/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Conceito] Programação Empty Re: [Conceito] Programação

Mensagem por CAM Sex 5 Ago 2011 - 1:20

Entao so agora e que virastes marrao Razz?
CAM
CAM
Administrador
Administrador

Mensagens : 212
Data de inscrição : 28/06/2011
Localização : Aqui

http://fishdown.tk

Ir para o topo Ir para baixo

[Conceito] Programação Empty Re: [Conceito] Programação

Mensagem por DiDi3R Sex 5 Ago 2011 - 1:23

Isto é um BOM topico Wink

cala.te com isso Rolling Eyes Very Happy
DiDi3R
DiDi3R
Administrador
Administrador

Mensagens : 459
Data de inscrição : 28/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Conceito] Programação Empty Re: [Conceito] Programação

Mensagem por CAM Sex 5 Ago 2011 - 1:25

era a brincar pa Very Happy
CAM
CAM
Administrador
Administrador

Mensagens : 212
Data de inscrição : 28/06/2011
Localização : Aqui

http://fishdown.tk

Ir para o topo Ir para baixo

[Conceito] Programação Empty Re: [Conceito] Programação

Mensagem por Al kaeda Sex 5 Ago 2011 - 12:19

loool... bomm tópico de facto
Al kaeda
Al kaeda
VIP
VIP

Mensagens : 166
Data de inscrição : 01/07/2011
Idade : 29
Localização : Vinhal

Ir para o topo Ir para baixo

[Conceito] Programação Empty Re: [Conceito] Programação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos